Os educadores do Ensino Médio do Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici, do turno vespertino, estão desenvolvendo um Projeto de integração interdisciplinar nas aulas de Atividades Integradoras. O tema é Juventude: potencialidades e vulnerabilidades.
Para tanto, inicialmente, foi feito um levantamento dos temas preferenciais dos alunos, em seguida, foram realizadas reuniões com os educadores para discutir o projeto e planejar as atividades a serem desenvolvidas. Depois, foram realizadas palestras sobre o Projeto Ensino Médio Inovador do MEC; apresentação da proposta das atividades integradoras e projeção de um filme (A Procura da Felicidade) para os alunos.
Agora os educadores estão discutindo o filme projetado e os conceitos de juventude, potencialidades e vulnerabilidades juvenis, em sala de aula. Depois os alunos irão entrevistar os colegas da escola, parentes e amigos da comunidade, onde moram, para saber se os jovens podem contribuir para melhorar ou piorar a sua história e como os jovens podem contribuir para melhorar ou piorar as suas vidas. No final, eles vão organizar e apresentar os resultados da pesquisa para a comunidade escolar, através de relatórios escritos e de atividades artísticas e culturais, como: dança, exposição, música, dramatização, jornal, vídeo, cordel, etc.
A finalidade do projeto é possibilitar aos alunos a compreensão de que os jovens são vulneráveis às influências sociais, econômicas e culturais, mas também são sujeitos de direitos e deveres, capazes de protagonizar e de construir a sua história de vida.
Olga Mota
Acho o projeto muito legal, pois, com ele, podemos trazer alguns jovens considerados "perdidos" para o meio social, tendo assim, uma nova história de vida.
ResponderExcluirFortalecer a identidade e valorizar a auto-estima são elementos básicos para superar as vulnerabilidades e ampliar as potencialidades. Torcemos para que esses pilares, identidade e auto-estima, fortalecidos garantam perspectivas saudáveis e éticas dos jovens que fromamos. É bom lembrar-lhes: Estamos do seu lado. Torcemos por vocês!
ResponderExcluirmuito bom!!!!
ResponderExcluir