Não é surpresa nenhuma a dificuldade apresentada pelos alunos diante do primeiro contado com os números inteiros. Entre a aparição e a aceitação desses números passaram-se mais de 1000 anos. É, portanto, muito importante que sejam feitas várias representações, associações, comparações e atividades lúdicas e concretas com esses números para facilitar a sua compreensão. Foi levando em conta todo esse cenário que resolvi fazer com os alunos do sétimo ano a "lata de calcular", uma atividade criada pelo professor Antônio José Lopes, autor do livro didático "Matemática hoje se faz assim".
Com uma lata, duas tiras de papel (que farão as vezes da reta numérica), cola e tesoura, podemos construir uma máquina capaz de fazer adições algébricas com os inteiros. Diante de sua limitação essa "calculadora" é pouco útil para fazer cálculos mas é de grande valia para que possamos entendê-los.
Que belo trabalho, Gilvan! Compreender matemática e seus conteúdos é muito difícil pela abstração de que são constituídos. Contextualizar é sempre o melhor para os alunos. Eles se divertem e, o melhor, guardam para sempre o q aprendem com satisfação. Parabéns!
ResponderExcluirFaço minhas as palavras de Adriana! Parabéns colega. Muito bom!!!
ResponderExcluirA CRIATIVIDADE SEMPRE É BEM VINDA,VALEU PROFESSOR
ResponderExcluirvixe so´tem meninos E meninas com cara de peguiça..
ResponderExcluirrsrsrsrsrs
Legal essa idéia! Porque muitos alunos hoje não gostam de estudar matématica e com esse projeto inovador estimula o gosto do aluno pela matéria.Estão de parabéns. Nisyane
ResponderExcluir