HORA CERTA

terça-feira, 4 de maio de 2010

A interdisciplinaridade no trato de disturbios alimentares e físicos.

Alunos em meio à leitura e entendimento do tema



Professor Renisson e Professora Adriana, leitura "A ditadura da moda"






Leitura e reflexão: descobertas






A análise de transtornos em relação às imposições estéticas intensifica a interdisciplinaridade no Colégio Médici.














Lançado pela Professora Sheyla Sena, o Projeto Anorexia e Bulimia, mexe com professores e estudantes do Ensino Médio - manhã, do Colégio Médici. O projeto visa informar jovens e adultos sobre os perigos de determinadas posturas diante do culto ao corpo e obediência às estéticas impostas pelas mídias. Enfoca a bulimia, a anorexia e a vigorexia como patologias complicadas para o desenvolvimento de indivíduos, sobretudo os mais jovens. Essas complicações geram sentimentos negativos de baixa auto-estima e, consequentemente, transtornos para a vida pessoal e social.







O projeto, em andamento, é uma colaboração dos professores Sheyla Pinto, de Biologia, Adriana Côrtes, de Português, Anamira Silvino, de Sociologia, Guido Borges, de Matemática, Renisson Nunes, de Educação Física e Helenízia Cardoso, de Artes Cênicas. Estamos na fase da pesquisa e leitura de textos com os alunos do primeiro ano C e do terceiro ano A. As reflexões e os debates começam a se delinear. São cálculos para confirmar a saúde, a boa alimentação, cálculos sobre resistência e condicionamento físico, um universo de novas palavras, termos e expressões, aprendizado de outros transtornos como a vigorexia, que entre os rapazes é febre nas academias e vitima muitos deles sobretudo por causa do uso de anabolizantes.







Esses conteúdos relacionados à ditadura de um tempo, de uma moda, através das mídias, fazem a cabeça de muita gente, que, às vezes, sem perceber, mergulham em um universo solitário e doente. Essas descobertas, que envolvem alunos e professores, intensificam o interesse sobre a temática. O objetivo maior é que os resutados desse trabalho favoreçam a informação e inibam o aumento de novos casos. A escola assim contribui para a formação de uma socidade mais plena, mais consciente e mais sadia.




























Um comentário:

  1. Depois da nova versão, a cor da fonte, nesse texto ficou péssima. Sem condições de mudança, mas quero registrar que gostei bastante de fazer a leitura do texto com os alunos do 3 A e do 1 C e dos novos aprendizdados com os colegas professores engajados no projeto. Valeu!

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