HORA CERTA

domingo, 9 de maio de 2010

vivendo na Matrix

O filme Matrix passado pelo profº Rafael para o 3º A gerou muita polemica e nos fez refletir. O filme mostra um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas. A Matrix é, portanto, um mundo que parece ser real, um mundo ideal, mas é na verdade uma ilusão. E uma parte muito interessante é quando Morpheu oferece a Neo a oportunidade de conhecer a realidade através da Pílula Vermelha e ainda a segunda opção, a de continuar iludido, com sua vida estável e aparentemente confortável: Pílula Azul. Apesar de ser uma escolha difícil, pois a verdade nem sempre é fácil, Neo escolhe a pílula vermelha, o conhecimento, a realidade.
Nós não somos controlados pela I.A [Inteligência Artificial] mas somos bombardeados dia após dia por outros meios que são manipuladores, como a internet, e talvez a mais importante: A TV, que tem como objetivo principal a massificação de idéias. O poder se concentra na mão de poucos, e tudo é basicamente controlado por eles [grandes empresários]. Você recebe uma noticia no jornal e não tem tempo para pensar, ou formar sua opinião, porque o jornalista já faz isso por você, diz ‘é isso’ ‘é assim’ e muitas pessoas não enxergam, não questionam, e acham tudo normal. O jornal não passa uma realidade absoluta, ou uma realidade total, passa aquilo que lhe convêm, que convêm a emissora e a seus patrocinadores. E se por acaso alguém questiona, procura saber a realidade, logo é eliminado, porque se você não é favor do sistema é contra ele, então é considerado seu inimigo, uma ameaça.
Os poderosos não querem seres pensantes, querem ‘máquinas’, pessoas manipuladas, que não questionem, simplesmente obedeçam, e o que mais impressiona é que são poucos os que querem pensar,são poucos os que questionam e querem saber a realidade, porque muitas vezes é mais confortante continuar acomodado, iludido, é mais fácil, quem não incomoda não atrapalha, nem todos estão preparados para aceitar as verdades, nem todos querem enxergar a realidade.
Neo não acreditava em destino, acreditava que ele tinha controle sobre sua vida e consequentemente sobre suas escolhas. Nós temos o livre arbítrio que foi concedido pelo ser mais poderoso: Deus, nem ele interferem em nossas decisões (só quando é necessário, para o nosso bem), podemos escrever nossa historia, então porque terceirizar uma função que é nossa? Porque deixar que outros tomem decisões que são nossas? Porque dar tanta importância a palavras negativas?
Morpheu disse a Neo quando ele estava inseguro: ‘Não pense que é, seja’, muitas vezes o que falta em nós é autoconfiança, atitude! Não tenha medo de arriscar, de errar, é melhor acordar arrependido do que dormir na vontade [toda regra tem exceção ok?], rsrs, e se não der certo, pelo menos você tentou, nunca desista antes de tentar, e também não desista se não deu certo uma vez, continue tentando, lute pelo que você quer, pelas pessoas que você ama, tenha metas, objetivos. Pense, questione, critique, o mundo precisa de pessoas assim, você pode fazer a diferença, não seja mais um rosto na multidão.

5 comentários:

  1. Pow .. Gosto Pakas das Aulas desse prof

    esse FIlme é Muito Bom
    Vlw = )~

    ResponderExcluir
  2. O filme matrix de início, é chato, vc acha q tudo q st ali é mentira, para-normal... + é,
    e bem interessante, vc fica cm idéias na kbc, muitas perguntas se questionando.
    O filme é um exemplo do q nossa vida é...
    Gostei muito

    :*
    por: Mikaele 3º"A"

    ResponderExcluir
  3. É um filme muito interessante. "Todos acham que é apenas montagem e tal", mas quando realmente a prestamos atenção em cada diálogo, em cada ação dos personagens entendemos melhor o filme. Foi uma pena eu ter assistido nas aulas (perdi a explicação), mas assisti em casa, e estou cada vez mais me perguntando sobre tudo o que o filme nos alerta, O MUNDO NO QUAL VIVEMOS. Obrigada professor Rafael por ter passado este filme. Espero que passa os outros dois filmes (faz parte da Trilogia).

    Isla Téffany 2º A (manhã)

    ResponderExcluir
  4. Adoro ver essas polêmicas e reflexões. Crescimento e maturidade na certa!
    Felizes aqueles que sofrem, questionam e conseguem livrar-se das amarras existentes, formuladas para o deglute sem críticas, rótulos e estigmas. Valeu Rafael pela escolha do filme e pelo debate gerado. Meninos, vocês estão amadurecendo, criando consciências, apropriando-se de seus próprios valores. Merecem parabéns!

    ResponderExcluir
  5. no dia eu entrei no auditorio de xereta e vi o filme...é muito bom !!

    ResponderExcluir

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável