HORA CERTA

quinta-feira, 13 de maio de 2010

ATIVIDADES INTEGRADORAS

Professora de Língua Portugues Olga Mota
Os educadores do Ensino Médio do Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici, do turno vespertino, estão desenvolvendo um Projeto de integração interdisciplinar nas aulas de Atividades Integradoras. O tema é Juventude: potencialidades e vulnerabilidades.

Para tanto, inicialmente, foi feito um levantamento dos temas preferenciais dos alunos, em seguida, foram realizadas reuniões com os educadores para discutir o projeto e planejar as atividades a serem desenvolvidas. Depois, foram realizadas palestras sobre o Projeto Ensino Médio Inovador do MEC; apresentação da proposta das atividades integradoras e projeção de um filme (A Procura da Felicidade) para os alunos.

Agora os educadores estão discutindo o filme projetado e os conceitos de juventude, potencialidades e vulnerabilidades juvenis, em sala de aula. Depois os alunos irão entrevistar os colegas da escola, parentes e amigos da comunidade, onde moram, para saber se os jovens podem contribuir para melhorar ou piorar a sua história e como os jovens podem contribuir para melhorar ou piorar as suas vidas. No final, eles vão organizar e apresentar os resultados da pesquisa para a comunidade escolar, através de relatórios escritos e de atividades artísticas e culturais, como: dança, exposição, música, dramatização, jornal, vídeo, cordel, etc.

A finalidade do projeto é possibilitar aos alunos a compreensão de que os jovens são vulneráveis às influências sociais, econômicas e culturais, mas também são sujeitos de direitos e deveres, capazes de protagonizar e de construir a sua história de vida.


Olga Mota

3 comentários:

  1. Acho o projeto muito legal, pois, com ele, podemos trazer alguns jovens considerados "perdidos" para o meio social, tendo assim, uma nova história de vida.

    ResponderExcluir
  2. Fortalecer a identidade e valorizar a auto-estima são elementos básicos para superar as vulnerabilidades e ampliar as potencialidades. Torcemos para que esses pilares, identidade e auto-estima, fortalecidos garantam perspectivas saudáveis e éticas dos jovens que fromamos. É bom lembrar-lhes: Estamos do seu lado. Torcemos por vocês!

    ResponderExcluir

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável