HORA CERTA

domingo, 2 de maio de 2010

Climatização nas salas de aula

A Falta de climatização atrapalha bastante no aprendizado, pois o calor é imenso principalmente na sala em que o sol pega diretamente. Os alunos ficam inquietos, desviam a atenção porque estão preocupados com o calor e uma aula que eles consideram boa passa a ficar chata.
A falta de climatização nas salas das escolas públicas talvez seja pela falta de verba dos políticos para os representantes das escolas. Uma maneira que poderia resolver essa questão seria se os representantes ficassem colocando pressão, e caso não resolvesse, os alunos tomarem providência, fazendo manifestações.
Caso chegar a resolver, o governo não deve liberar verba uma vez e sim mais vezes, porque colocando ventilador ou até mesmo ar-condicionado precisará de manutenção.
No Colégio, resolveram colocar ventilador de parede porque existe uma lei que impede os ventiladores de teto. Isso não é bom, pois não pega a sala inteira, e a melhor forma de deixar a sala climatizada seria colocando ar-condicionado.
Acredito que colocando ar-condicionado seria um passo para que a educação no Brasil melhore, pois tem professores capacitados e muito aluno dedicado, mas o calor desqualifica o trabalho de todos.
Professor capacitado, aluno dedicado, família que apóia é um tripé legal para a boa educação. Mas conte aí também, no clima da maioria de nossas cidades, principalmente no nordeste, o conforto de um ar-condicionado faria a diferença.



Por Victor Thadeu, aluno do 2o B

4 comentários:

  1. O calor é tanto que na maioria das salas os alunos ficam sentados embaixo dos ventiladores e ficam conversando muito.Isso atrapalha não só o aprendizado deles, mas sim a sala toda e o ar-condicionado iria ajudar muito no aprendizado e também na saúde.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Thadeu, vc utilizou muito bem este espaço. É para isso, entre muitas outras coisas, que ele foi criado. Antes de pensarmos em projetos caros e grandiosos para educação temos que nos preocupar com as questões mais básicas como o ambiente em que o estudo vai acontecer. Só que no ambiente escolar além do clima, uma outra coisa deve primeiramente se levada em consideração: a disciplina. Não podemos pensar em trabalhar qualquer tipo de conteudo em meio ao desrespeito dos que passam pelos corredores da escola gritando ou ouvindo música no celular, dos que invadem as salas em plena aula pra chamar um aluno como se o professor não existisse, dos que ficam conversando e atendendo celular na sala, etc. Sabe, o calor esta demais mesmo, concordo com vc, mas não é só ele que faz do ambiente escolar algo insuportavel. Vou, a partir de hoje me somar à luta por salas mais arejadas e espero que vc se some à minha luta por alunos mais educados, que respeitem o espaço coletivo em que eles estão inseridos.

    ResponderExcluir
  3. Também concordo com você Thadeu e também com o comentário do professor Rafael.O calor atrapalha a apredizagem, assim como a falta de disciplina, o desinteresse, a falta de livros, laboratórios,a falta de consciência política(eleição do grêmio com chapa única é brincadeira!)e/ou o comodismo que faz com que não esbocemos resistência, que fiquemos de braços cruzados simplesmente esperando o inverno chegar.Como já dizia aquela música: "quem sabe faz a hora não espera acontecer."

    ResponderExcluir
  4. MuitO CalOr ... assim ta deficil de estudar-.-''

    ResponderExcluir

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável