HORA CERTA

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SER ÉTICO

Para o professor da USP, Robert Henry Srour, ser ético nada mais é do que agir
direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranqüilo com a consciência pessoal. É, também, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade. Essas regras morais são resultado da própria cultura de uma comunidade. Elas variam de acordo com o tempo e sua localização no mapa. A regra ética é uma questão de
atitude, de escolha. Além de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Muitas dessas virtudes nasceram no mundo antigo e continuam válidas até hoje. Eis algumas das principais; conforme ARRUDA (2002):

a) Ser honesto em qualquer situação: a honestidade é a primeira virtude da vida

nos negócios, afinal, a credibilidade é resultado de uma relação franca.

b) Ter coragem para assumir as decisões: mesmo que seja preciso ir contra a opinião da maioria.

c) Ser tolerante e flexível: muitas idéias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Mas para descobrir isso é preciso ouvir as pessoas ou avaliar a situação sem julgá-las antes.

d) Ser íntegro: significa agir de acordo com os seus princípios, mesmo nos momentos mais críticos.

e) Ser humilde: só assim se consegue ouvir o que os outros têm a dizer e reconhecer que o sucesso individual é resultado do trabalho da equipe.

(Adaptado de A importância do comportamento ético nas organizações. Carmen Steiner Toi & Eliane Rodrigues do Carmo. Disponível em http://www.unioeste.br/campi/cascavel, acessado em 14 de outubro de 2010.).

Prof. Cícero Alberto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável