HORA CERTA

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Carta a Comunidade

EM BUSCA DA DEMOCRACIA

Era uma vez um uma vez um grêmio estudantil. Essa organização era estruturada e preparada para defender os alunos com integridade e responsabilidade. Este foi caindo... caindo... caindo...e se tornou o que é. Um local onde democracia e agregação de valores são palavras distintas do vocabulário.

Não precisa ser inteligente para perceber o quanto o atual grêmio do nosso colégio criou um monopólio no qual só quem participa dele tem voz ativa. Já que eles estão no grupo por meio dos alunos que os elegeram, por que não lhes ouvem também? Por que não temos assembléias com todos os alunos? Por conta de atitudes contrárias ao pensamento democrático, várias pessoas reclamam da chapa eleita. Uma chapa desorganizada, sem preparo algum para ficar à frente dos alunos e que dá mais valor ao dinheiro que pode tirar por fora que aos alunos. Alunos que confiaram seu voto por amizade, por achar que iriam fazer um trabalho com seriedade ou ainda por falta de opção, já que só existiu uma chapa.

Como se não bastasse um grêmio incompetente, ainda temos que sentar e assistir ao teatrinho que eles inventaram. Sem medir as conseqüências, o grêmio trata dos assuntos estudantis como se fossem brincadeira. Faz com que alguns pais de alunos que, por sinal, já foram alunos do colégio se decepcionem bastante, na questão da mobilidade estudantil.

É uma vergonha o rumo que um colégio com tanto prestígio toma! Os alunos sem voz ativa, o grêmio cheio de “moral”. Que atitude a direção e a comunidade escolar devem tomar? Que prazo tem essa gestão do Grêmio? Queremos assembléia e participar das decisões como em qualquer instituição democrática!

Espero que esse texto venha abrir a mente e esclarecer as ideias dos meus colegas do Médici. Bom mesmo seria que, ao ler esse texto, tenham seriedade e desenvoltura para questionar os seus direitos. Temos que ter voz ativa no Grêmio. Temos que ser ouvidos nas questões estudantis e resolvê-las democraticamente. Saber ouvir e chegar a soluções benéficas para todos é o dever de uma entidade representativa. Afinal, o colégio é para quem precisa e quer estudar e para quem tem caráter e não para quem quer ganhar dinheiro as custas de uma instituição e dos outros.

VIVA A DEMOCRACIA!!!


Por Luís Sérgio, 2o C

10 comentários:

  1. Cobranças de postura a entidades coletivas é um caminho seguro para as democracias. Se os representantes do povo os ouvisse, acho que o nosso país teria outro panorama de civilidade.
    Espero que o Grêmio faça o esclarecimento solicitado, reúna a base que o elegeu e promova uma boa estratégia de gestão. Assim o cumprimento da cidadania estará fortalecido.

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ POR QUE
    SE É UM GRÊMIO ELE DEVE ESTA PRESENTE NA SUA
    SALA TODOS OS DIA PARA RECEBER OPINIÕES E CRITAS
    POR QUE ESSE GRÊMIO SÓ VEM NÓS DIAS QUE ELES ESTÃO
    PARA REALIZAR ALGUN EVENTO.
    E ISSO QUE O NOSSO GRÊMIO ESTA FAZENDO
    VAMOS COLOCA PESSOAS QUE OUSA NOSSA OPINIÕES
    E QUE COLOCA IDEIAS NOVAS .

    POR ALAN DIAS 2:B

    ResponderExcluir
  3. vlw alan. Vejo q ñ é somente o turno da tarde que observa isso!!!
    meus parabéns pelo seu olhar crítico e democrático!!

    ResponderExcluir
  4. hum... assembleia geral vocês querem ne ?
    por que ao invez de criticar e ta falando coisas que não deve e não entede vocês deveriam tentar ajudar e não criticar gostaria de saber quando foi que vocês fizeram alguma critica contrutiva ao invez de critica vocês não ajudam a melhorar a escola...
    convido 1 de vocês para participa do grêmio estudantil para saber o que se passa.
    e gostaria de saber quando foi o dia que vocês chegaram pra reiividicar alguma coisa ?
    por que quando estamos lah não vejo niguem indo la no grêmio para fala nada.
    eu estudo a muito tempo aqui para saber oque a escola ta prescisando mais nem tudo é coomo agente quer as vezes sao baradas agora vocês que estao chegando agora que vem e n sabem d que estao falando
    OBS: não é para todos não so pra queles que falam de mais
    e outra coisa não acho nescesario que esteja no gremio 24hs todos tem o que fazer fora ser representante do gremio.
    e outra coisa dinheiro?
    procure se informa primeiro por que gremio não rescebe dinheiro de niguem não a maioria dos integrantes do grêmio trabalha e quem não trabalha não prescisa de dinheiro d aluno não.
    você acha que agente ia ta se queimando por 1 real ou 2 reais que agente pedi? por favor so fale algo que vc tenha noção
    e a proposta esta feita to esperando 1 de vocês no gremio para participa da emtidadi e para melhorar a escola como você falo.
    aquele abraço galera

    OBS: aquele abraço galera aque quem fala é bob e filipe max ... presidente d gremio e 1 secretario geral do gremio vlws

    ResponderExcluir
  5. tambem concordo,pois esse pessoal que só quer beneficio próprio... Não merece liderar nem um rebanho de boi
    Muito menos os alunos de uma escola, e concordo de que precisamos de outros lideres, para nos liderar com democracia e direito de opinião. Pois eles tomam decisões só entre eles e quer que todos sigam sem direito de debater o melhor.
    Então eu estou apoiando outra nova Chapa!!!!

    José Michael 2º C

    ResponderExcluir
  6. olá pessoal achei muito interessante o texto porque fala o que o colégio medíci ta vivendo o grêmio nao esta resolvendo os problemas que estao presente na escola.Eles fazem tudo o que querem sem ver se alguem tem outra opniao.Precisamos reinvindicar abrir a boca falar o q ta acontecendo.O que falta sao pessoas corajosas que queiram se candidatar a outar chapa cadê os alunos que querem mudar a situaçao dessa escola?o que precisamos hoje é de alunos que queiram representar o gremio de verdade nao só em gincana ou em eventos.parabens pelo texto.
    gilvaneide 2:c

    ResponderExcluir
  7. Palavras do Presidente do Grêmio: "gostaria de saber quando foi o dia que vocês chegaram pra reiividicar alguma coisa ?"

    Quer dizer que a gente nunca reivindicou né?
    Mais como se ñ nos ouvem!!!!! e como é que a gente iria conversar com o grêmio se nos ultimos meses ñ aparecia ninguem!!!!

    José Michael 2º C

    ResponderExcluir
  8. " Se vire"
    Palavra usada por um representante do grêmio no assunto das camisas da gincana.

    Que ótimo, não????

    ResponderExcluir
  9. Pow "se vire", será que esse cara ta pensando que todos são burros.
    Tenho certeza que devemos nos mobilizar,pois se continuar assim o colegio vai virar uma bagunça.

    ResponderExcluir
  10. Pow "se vire", será que esse cara ta pensando que todos são burros.
    Tenho certeza que devemos nos mobilizar,pois se continuar assim o colegio vai virar uma bagunça.

    ResponderExcluir

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável