HORA CERTA

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

lembrete

Atitudes Sustentáveis
Muito se fala sobre preservação do meio ambiente, um assunto que hoje em dia é bastante discutido no Brasil, mas, muitas vezes esse assunto é tratado de forma que a maioria das pessoas não compreendem realmente do que se trata. Existem apenas algumas coisas a serem ditas sobre esse assunto, até porque, resto tem que ser feito com Atitudes Sustentáveis!
O meio ambiente é algo que deve ser preservado por todos a todo o momento, inclusive com pequenas atitudes em nosso dia-a-dia.
Reflorestamento
Plante uma árvore. Elas sugam o carbono da atmosfera, ajudando a retardar os efeitos do aquecimento global.
Plantas
Procure regar as plantas logo pela manhã ou no final do dia. Assim, você evita que o calor do sol evapore a água e dessa maneira você não precisará molhar elas todos os dias.
Água
Todos sabemos (mas às vezes nos esquecemos) que podemos economizar água de maneiras simples, como não deixando a torneira ligada ao fazer a barba, lavar o rosto ou escovar os dentes. Evite o desperdício de água na hora de lavar frutas e legumes usando uma bacia ou a própria cuba da pia.
Evite banhos muito longos. 1 minuto equivale a 16L de água. Mas nada de banhos de um minuto também né ... ao invés de 30 min. de banho, reduza para 10/15 minutos.
O meio ambiente agradece e seus amigos também!
Chuva
Aproveite a chuva para coletar a água que escorre pelas calhas. Use-a para regar plantas ou ainda, lavar carro e calçada.
Papel
Imprimiu um arquivo errado? Recorte em pequenos pedaços e use como rascunho no escritório ou em casa para anotar recados!
Use cadernos reciclados, muitos podem não gostar por eles possuírem folhas mais amareladas e até mesmo por não serem tão bonitos quanto os cadernos da “moda” ... mas que moda é essa que destrói tantas árvores? Temos que pensar no nosso planeta que não vive de moda, se pensarmos apenas na beleza do caderno, um dia o planeta será destruído e ninguém existirá mais para lembra, saber, fazer ou ditar moda... precisamos de choques de realidade, olhe a sua volta e veja o que você faz para preservar e planeta ...
Lixo
Não jogue lixo nas ruas ou mesmo na natureza, em rios e florestas.
Faça a sua parte. Jogue lixo no lixo.
Energia
Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorecentes: iluminam mais e duram até 10x mais! Antes de cozinhar retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez.
Evite o abre-fecha da geladeira isso provoca um maior consumo de energia.
Transporte
Ande menos de carro, se possível ande de bicicleta ou a pé para se dirigir a lugares mais próximos. Já para o trabalho, colégio e lugares mais distantes procure ir de ônibus ou até mesmo de carro junto com outras pessoas que irão para o mesmos local assim reduzindo o número de carros nas ruas e por sua vez diminuindo a poluição do ar!
Produtos
Na hora de fazer compras, leve duas sacolas grandes para as compras. Assim, você ajuda a conter o desperdício de sacos plásticos. Alguns supermercados já fazem isso, mas VOCÊ não precisa esperar que o supermercado que você frequênta faça isso até porque em Aracaju ainda não é possível notar muitos supermercados que adquiriram esse método.
Existem também algumas garrafas de refrigerantes retornáveis de vidro, além de possuírem um refrigerante mais saboroso elas também ajudam a diminuir a quantidade de garrafas de plástico no meio ambiente.
Muitas pessoas já estão cansadas de ouvirem falar sobre esse assunto, só que não fazem nada do que escutam ou lêem para mudar o mundo em que vivem. Enquanto as pessoas não tiverem TOTAL consciência da importância do meio ambiente será necessário falar mais e mais vezes sobre esse assunto.
O Planeta precisa de nós, mas nós precisamos muitos mais do Planeta. Precisamos de um planeta saudável!
Não é apenas acha o assunto interessante, é pensar no futuro e AGIR!
São atitudes simples que podem melhorar o mundo no qual vivemos.


Aluna: Carla Priscilla
Série: 2º Ano C

Um comentário:

  1. Parabéns amiga. Vejo que nosso colégio é cheio de pessoas inteligentes e que sabem produzir um bom texto. Além disso,gostei da ideia que você passou para as pessoas e do apelo feito.
    Continue com esse pensamento e firme nas suas ideologias que o mundo precisa de pessoas assim como você.

    ResponderExcluir

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável