HORA CERTA

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O QUE É ÉTICA

Numa definição bem geral, como disciplina ou campo do conhecimento humano, ÉTICA se refere a teoria ou estudos sistemáticos sobre a prática moral. Dessa forma ela analisa e critica os fundamentos e princípios que orientam ou justificam determinados sistemas e critica os fundamentos e princípios que orientam ou justificam determinados sistemas e conjunto de valores morais. É, em outras palavras, a ciência da conduta, a teoria do comportamento moral dos homens em sociedade.

A ética parte do fato da existência da moral, isto é, toma como ponto de partida a

diversidade de morais no tempo, com seus respectivos valores, princípios e normas. Como teoria, não se identifica com os princípios e normas de nenhuma moral em particular e tampouco pode adotar uma atitude indiferente ou eclética diante delas. Como as demais ciências, a ética se defronta com fatos. Que estes sejam humanos implica, por sua vez, em que sejam fatos de valor.

Mas nada disso altera minimamente a verdade de que a ética deva fornecer a compreensão racional de um espaço real, efetivo, do comportamento dos homens.


Um comentário:

  1. Bom esclarecimento, Cícero. Sua contribuição, sempre séria e inteligente, alarga o campo de visão da nossa comunidade. O discernimento é o mais necessário para um indivíduo conviver bem com seus pares em um grupo social. Saber o que é certo, o que é errado, ponderar atitudes, usar as palavras para contribuir, Jamais ofender por ofender são princípios éticos que devem nortear a nossa comunidade. Afinal buscamos sempre o crescimento. Salve o respeito! Salve a ética!

    ResponderExcluir

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável