HORA CERTA

sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Que é interdisciplinaridade?

Olá caros colegas e alunos!

Estive pesquisando sobre a aplicação da interdisciplinaridade nas escolas e através da leitura de alguns (poucos artigos) na internet, fiz um resumo do conceito e objetivos da interdisciplinaridade já que o nosso foco é o ensino inovador.

O artigo que mais me chamou a atenção foi de Michelle Medeiros(estudante de escola pública, hoje graduada no curso de Pedagogia, por intermédio do Programa Universidade para Todos –PROUNI e moradora da cidade de Mimoso do Sul no estado do Espírito Santo). O artigo tem por título: A interdisciplinaridade nas escolas. Baseado neste, fiz o resumo abaixo. Espero que seja proveitoso para todos assim como foi para mim.

O que é interdisciplinaridade?

# Voltada para a formação do indivíduo, a interdisciplinaridade propõe a capacidade de dialogar com as diversas ciências, fazendo entender o saber como um e não partes, ou fragmentações (FAZENDA, 1994).

# Trata-se de uma proposta onde a forma de ensinar leva em consideração a construção do conhecimento pelo aluno, que como defende Pombo (2004) "Visa integrar os saberes disciplinares", e não eliminá-los. Não se trata de unir as disciplinas, mas é fazer do ensino uma prática em que todas demonstrem que fazem parte da realidade do educando.

# Trata-se de uma prática que não dilui as disciplinas no contexto escolar, mas que amplia o trabalho disciplinar na medida em que promove a aproximação e a articulação das atividades docentes numa ação coordenada e orientada para objetivos bem definidos. (CARLOS, 2006 p.7)

Objetivos da interdisciplinaridade nas escolas

# Promover a superação da racionalidade científica positivista, quebrando paradigmas e propondo a visão de um todo, defendida até nos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais).

# Supor um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção. Nesse sentido, ela deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar, talvez vários. (BRASIL, 2002, p. 88-89)

# Promover a mobilização da comunidade escolar em torno de objetivos educacionais mais amplos, que estão acima de quaisquer conteúdos disciplinares. (Carlos, 2006). O que também podemos perceber nos PCN's.

OBS: ESTAMOS PROMOVENDO ISSO TAMBÉM ATRAVÉS DO NOSSO BLOG!

# Um trabalho interdisciplinar, antes de garantir associação temática entre diferentes disciplinas – ação possível, mas não imprescindível –, deve buscar unidade em termos de prática docente, ou seja, independentemente dos temas/assuntos tratados em cada disciplina isoladamente.


Obrigada pela leitura!

2 comentários:

  1. Legal a sua iniciativa. Adorei. Quando focamos algo novo, todas as experiências se somam. Pesquisar e aprender é o melhor a fazer. O seu artigo apresenta de forma sucinta a necessidade de estimular novas práticas de aprendizagem e de lidar com a educação de forma mais autônoma e coletiva. Prática importante para professores e estudantes. Uma boa lição!

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  2. Essa idéia da Interdisciplinaridade foi boa. Porque nos mostrou uma nova visão de estudar as matérias, e se interresar nais en assistir as aulas. As aulas ficaram mais interesante! Nisyane

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