HORA CERTA

quarta-feira, 21 de abril de 2010

"Cresci. E agora o que vou ser?"

A introdução das novas tecnologias nas práticas pedagógicas nos tem demostrado o quanto a modernidade tecnológica está presente no cotidiano dos nossos alunos do colégio Médici. E essa constante evolução do processo educativo me fez refletir e procurar atualização para saber como me relacionar com eles.
Para nos conhecermos ainda mais foi pedido para que eles refletissem e relatassem sobre o tema "Cresci. E agora o que vou ser?" e em um segundo momento será associado qual tecnologia mais se adeque a prática pedagógica.
Relato de José Douglas, 1º ano "A"
"Eu não tenho certeza do que vou ser porque acho que ainda não cresci ao todo, pois ainda acho que falto crescer fisicamente e mentalmente, pois ainda sou ADOLESCENTE.
Mais apesar da minha pouca idade já posso dizer que tenho minha personalidade formada e caráter feito e também já tenho um bom esboço mentalmente para o meu futuro.
Para o futuro, o "amanhã", eu quero continuar sendo o Douglas de "ontem" e de "hoje".
Relato de Thainá de Melo Medeiros, 1º ano "TST"
Sempre sonhei, pensei e refleti no que eu serei futuramente. Há várias coisas que eu já pensei, que eu penso e que eu sempre pensarei, no que eu vou fazer para ter um futuro dígno. Hoje em dia há muitas pessoas que andam por aí sem rumo certo para seguir, não sabem o que vão fazer ou o que irão ser.
Eu posso ter coisas, casa, família, estudo; mas na verdade não sei o que vou fazer... o que vou ser. Por isso procuro me orientar, procuro respostas para as minhas perguntas.
Existem muitos casos de pessoas que são o que são por causa da família, aquelas pessoas que são induzidas por outros da família, por amigos a ser o que ele não quer ser, a fazer o que ele não quer fazer e acabam sofrendo, acabam descobrindo que tornaram-se o que não era, o que não queriam.
Por isso eu prefiro pensar, pensar e pensar no que eu serei, pois é uma decisão muito importante. E até agora a única certeza que tenho é que não tenho certeza do que serei. Quem sabe o que seremos não somos nós, nem ninguém, quem só sabe com certeza é o destino. Pois muitas pessoas decidem o que querem ser e acabam descobrindo que não era aquilo que queria."
Essas certezas e incertezas é o que me fazem perceber que ainda há a necessidade de um educador em nossas vidas.

4 comentários:

  1. Eu penso que em qualquer fase da vida o ser humano é, e nossas posturas de hoje são a base do amanhã, constroem metas para o futuro. A dignidade a que Tainá Medeiros se refere, por exemplo, será marca de sua personalidade, já está em seu eu. Por isso repito aqui um pensamento de Machado de Assis, no livro "Memórias póstumas de Brás Cubas", "O menino é pai do homem"

    ResponderExcluir
  2. O relato de thaína de melo, é muito interesante pq realmente tem muitas pessoas que pensam,que já sabem o que vão ser,só que muitas vezes as pessoas se deixam influênciar pela família,e até mesmo pelo os amigos.
    Quando chega lá na frente percebe que não era esse o caminho a sequir.

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que o que sou hoje, serei no futuro. Acho que ja ouve tempo para entender o que é personalidade e que já tive tempo de cria-lá. Os costumes de hoje jamais serão esquecidos, mais ao decorrer do tempo pode-se obter conhecimento, fator importante para a personalidade.
    Ícaro

    ResponderExcluir
  4. Você nunca esta crescido o bastante, pois pare e refletra.
    Por exemplo, quando você tinha 10 anos de idade você achava que estava crescido, mas, se hoje você tem 20 anos, você vai dizer que hoje é que você esta crescido.
    Eu concluir que você cresce de acordo com o tempo, pois com o tempo você adquire mas conhecimento e vai se aprimorando cada vez mas.
    a pergunta certa seria "você esta crescendo e o que você é",por que o seu fulturo depende do seu agora, então agora é a hora de você construir o seu fulturo.
    se você é uma pessoa estudiosa,dedicada e educada.Pode ter certeza que você vai ter um bom fulturo.

    ResponderExcluir

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável