HORA CERTA

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Exercício para o cérebro

Em tempos de malhação e corpos sarados o que trago aqui é um exercíccio para o cérebro.Este desafio me foi apresentado na época de faculdade por um colega de turma, um mineiro apaixonado pelo Atletico-MG e por desafios matemáticos; já engenheiro da petrobrás aposentado fazia o curso de licenciatura em Matemática por puro prazer.
Enquanto esperávamos a aula de equações diferenciais começar , Nélio Bicalho lança o desafio das esferas:"Tem-se 12 esferas de mesmo tamanho e cores diferentes, somente uma tem peso diferente das demais.Com uma balança de pratos e podendo efetuar no máximo três pesagens, como identificar a esfera de peso diferente e saber se ela pesa mais ou menos que as outras?
Assim que alguém encontrar a solução venho aqui e posto outro desafio.

2 comentários:

  1. Poxa, Gilvan! Estou aqui a pensar, mas por enquanto nada... Se dividíssemos em tres grupos de quatro esferas, o mais pesado, conteria a esfera mais pesada. Saberia o grupo onde estava a mais pesada pelo maior número da balança, mas, em quatro como saber a que pesa mais... kkkkkk nasci galega! Humpf! Vou continuar pensando...

    ResponderExcluir
  2. Eu achei muito legal por causa que ele diz que o célebro tem nessecidade de estar sempre em atividade e mostra que mesmo esta trabalhando a peesoa tem que fazer o que gosta.E que a pessoa tem que todo oportunidade para a proveitar o quanto pode.

    ResponderExcluir

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável