HORA CERTA

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Conteúdo Didático e Produção Cinematográfica

Conteúdo didático e produção cinematográfica

Na tarde do dia 24 de março, na sala de vídeo do Colégio Médici, os alunos das turmas A e B do 1º Ano do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer a história de um grande brasileiro ainda desconhecido por muitas pessoas, Roberto Carlos Ramos.

A professora de Língua Portuguesa do ensino fundamental e médio, Adriana Silva, requisitou, entre outras avaliações, que o os alunos assistissem ao filme O Contador de Histórias de Luiz Villaça. O comparecimento significativo surpreendeu e mostrou que os discentes estão aprovando o Ensino Médio Inovador, em razão da forma atrativa e dinâmica que os professores estão expondo os conteúdos didáticos.

O filme, baseado em um fato verídico, relata a história do brasileiro Roberto Carlos Ramos, garoto pobre de Belo Horizonte que, aos seis anos de idade, foi deixado pela mãe na FEBEM com o intuito de conquistar uma vida ideal. Mas o que ela não sabia é que o seu filho, para alcançar uma vida digna, precisou viver o real; ou seja, o preconceito social e racial; a violência, o contato com as drogas até, felizmente, encontrar a pedagoga Marguerite Duvas, que mudou a sua história.

Apesar de ser um drama, o enredo muito bem produzido por Francisco Ramalho Jr. e Denise Fraga é transmitido de forma lúdica e atraente, o que suaviza a triste história.

Aos alunos foi solicitada a análise da linguagem da protagonista; a leitura da prática pedagógica da personagem Judiht – professora que exerce a profissão de forma tradicional e desestimulante; a contextualização do enredo à realidade social brasileira etc.

Atividades como esta permitem ao aluno ser sujeito ativo na construção do Conhecimento, leva-o a desenvolver o raciocínio crítico e a entender o aprendizado como uma conquista que pode ser sim prazerosa.

Os professores do Colégio Médici estão dispostos a mostrar que isso é possível.

Por Professora Adriana Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável