HORA CERTA

terça-feira, 23 de novembro de 2010

PROJETO ÁFRICA NOSSA DE CADA DIA

IMAGEM GOOGLE
DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo. .

IMPORTÂNCIA DA DATA

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história.




3 comentários:

  1. O projeto sobre a África é de uma grande importância para nosso colégio porque ele mostra que no mundo inteiro ainda há racismo e preconceito. A intenção desse projeto é mostrar a todos como acabar com isso e que o negro é um dos principais personagens da nossa cultura. Parabenizo os organizadores desse projeto e espero que muitos outros projetos aconteçam com a finalidade de fazer o aluno refletir e botar em prática o que foi passado pelos professores.

    ResponderExcluir
  2. Professor ,você foi mmuito feliz em sua proposta,pois desconhecemos muito nossas raizes. O projeto foi excelente com propostas direcionadas a cada conteúdo. Pena que tivemos tão pouco tempo para desenvolve-lo.
    Parabéns Professor Cícero pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Prof. Tereza. Ainda temos muito o que aprender sobre a África, seus países com seus povos, sua História, cultura etc. O mais importante é que a proposta desse nosso projeto não se esgota. Provocamos uma discussão que culminou no despertar para a necessidade do conhecimento da História da África. E mergulhar nessa História é reacender em nós um interesse maior pela nossa própria História. Parabéns para todos os professores e professoras da tarde que acreditaram e apoiaram a nossa proposta. Agradecemos também à Direção da nossa escola (Prof. Wilton, Prof. Marli, Prof. Everildes e Prof. Raimundo), que também contribuiu para que o projeto fosse executado. Agradecemos aos nossos alunos que se empenharam (tantos os vinculados ao ensino inovador, bem como os nossos alunos do ensino fundamental)que trabalharam e contribuiram com idéias, discussões e participação nas palestras, nas exibiçições dos filmes e em outras atividades do Projeto África Nossa de Cada Dia.

    ResponderExcluir

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável