HORA CERTA

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cineclubismo do Médici continua


As sessões de Cineclubismo da Casa Curta-se e Centro São Lázaro chamam, a cada dia, mais alunos do Médici. Terça-feira, dia 11, assistimos ao documentário "Filhos de João - Admirável Mundo Novo Baiano", do diretor Henrique Dantas, 2009. Registro de uma época e do nascimento de um grupo que valorizou o nordeste nas décadas de 60 e 70.
Na tela, muitas novidades para quem estava lá. Algumas agradaram, outras não. Talvez a distância dos repertórios musical e intelectual de uma geração adversos dos de quem estava lá. Mas o fato é que as versões e explanações de artistas como Tom Zé, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Armandinho, Dadi, entre outros, deverão ser digeridas com mais tempo. Espero que isso intensifique as discussões geradas na atividade do cineclubismo e, de quebra, aumenta o repertório cultural e artístico dos alunos. Também visualizar de maneira bem real, com imagens da época, os processos de evolução do que chamamos Música Popular Brasileira.
Dia, 16 tem mais. Não percam a oportunidade. Serão exibidos cinco filmes em formato curta-metragem. Às 19 horas, na Casa Curta-se.

O instrumento e os arranjos diferenciados com baianidade e reflexos da bossa nova de João Gilberto fazem o protagonismo do filme.

O futebol era a diversão do grupo e, segundo eles mesmos, era o que causava desavença no grupo, que durante 6 anos viveram o sabor de uma 'sociedade alternativa'

Tayran, Jonnatan, Arthur Sirqueira, João Victor e Ícaro

Nessa noite foi oferecido um lanchinho para os presentes




Professora Adriana Côrtes

Da tela para o blog, Moraes Moreira

Armandinho
Ana Leonor, responsável pelas sessões do cineclubismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável