HORA CERTA

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Debate para equacionar problemas

Pitaco ou inexperiência?

Na tarde de quinta-feira, dia 28, aconteceu um debate entre grêmio e alunos do colégio Médici, na sala reservada a eles. Teve como mediadora a professora Adriana. Esse debate serviu para discutir organização da gincana e acima de tudo, do colégio.

O debate foi empolgante para ambas as partes porque todos tiveram chances de atacar e se defender com testemunhas. Isso que o tornou mais interessante e melhor de se ver. Um debate democrático, no qual alguns alunos mostraram sua revolta com o grêmio em um tom de educação e bom senso. Lógico que há pessoas que lá estão, não fazem nada e ainda se acham no direito de dar pitacos as invés de explorar os assuntos tratados e tentar chegar a um acordo como fez o presidente Bob. Ele argumentou bastante e nos passou suas idéias e sugestões. Durante todo esse ano, foi o dia do qual eu mais gostei. Infelizmente não estavam presentes todos os alunos do colégio.

O polêmico assunto “Gincana” tornou o debate mais quente e quase o levou para lados pessoais. Alguns gremistas têm atitudes nobres e louváveis enquanto defensor do aluno, mas outros mudam até de personalidade. Essa representação foi certificada pelos alunos porque se não tivessem votos, lá não estariam. Ainda assim há quem diga que eles não precisam da gente. Isso vai na contramão da democracia. Se formos analisar direito, quem faz o grêmio é o aluno. O diretor observa o grêmio, e os alunos também. Ele, o grêmio, é o intermediário. Dizer que esse grupo tem autonomia sobre os alunos é um equívoco, pois se os alunos quiserem tirar a chapa, será feita outra eleição. Afinal, nossa democracia já fez um presidente cair.

Em alguns momentos do debate, o presidente e seu secretário tiveram que pedir para seus parceiros calarem a boca, pois interrompiam a retórica de outros alunos. Pôde-se notar nervosismo e inexperiência. Alguns até se atrapalhavam na resposta ou na pergunta.

Quero pedir a todos os meus colegas do colégio Médici que façam uma reflexão do que acontece no colégio e que está ao nosso alcance fazer ou pedir que façam. Somos a voz ativa que esse colégio tem. Apesar de ter ouvido na reunião que colégio sem aluno funciona, discordo plenamente. O colégio só existe se tiver alunos.

Agradeço mais uma vez ao presidente do grêmio, a professora Adriana Côrtes e a todos os colegas que participaram do debate. Agradeço também a todos que enviam comentários aos meus textos.

Texto escrito por Luís Sergio Teles, aluno do 2o C

3 comentários:

  1. Reflexão:

    Apesar do presidente se achar que tem alto conhecimento, está fazendo desta gincana uma das piores que eu estou a ponto de participar na minha vida. Não estou querendo fazer julgamento de pessoa alguma associada ao grêmio mais em meu ponto de vista este grêmio poderia ter feito mais pelos alunos.
    Não vejo manifestação alguma por parte de muito dos integrantes do grêmio, mais espero que até o dia em que acontecerá a gincana que será realizada no dia 13 deste mês. Espero também que neste dia os alunos que irão participar da gincana estejam seguros do que estarão fazendo neste dia.
    Bom não estou julgando ninguém mais é isso que eu penso.

    Ass.: José Ancelmo 2º C

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante a parte que ele disse: O polemico assunto gincana tornou o debate mais quente e quase levou para os lados pessoal.E realmente foi isso mesmo tornou muita polemica, muitos desaforos, intrigas.

    ResponderExcluir
  3. Bom eu acho que para termos um colégio mais democrático deveriamos perguntar mais o que os alunos acham das novas ideias do grêmio , para depois essas ideias serem aprovadas, nao queremos de forma alguma jugar,nem o grêmio e nem ninguem, o que eu acredito é que antes do grêmio ter novas ideias, que passem isso para os alunos para uma aprovaçao, pois o grêmio é a representaçao dos alunos.

    ResponderExcluir

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável