HORA CERTA

domingo, 3 de abril de 2011

  • Para o blog‏

17/3/2011
Para Adriana Simões Côrtes


Lorena Melissa

Voltem Sempre!!!



Professora tive aula ontem no Instituto e achei muito interessante o assunto...
Caso a senhora se interesse, publique no blog, pois tem muiitas pessoas que não possui o conhecimento sobre esse assunto... inclusive eu era uma delas...

Beeiijo ! *--*

É esse o assunto :



Analfabetismo funcional

Analfabeto funcional é a denominação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas.

Existem três níveis distintos de alfabetização funcional, a saber:

Nível 1: também conhecido como alfabetização rudimentar, concebe aqueles que apenas conseguem ler e compreender títulos de textos e frases curtas; e apesar de saber contar, têm dificuldades com a compreensão de números grandes e em fazer as operações aritméticas básicas.

Nível 2: também conhecido como alfabetização básica, concebe aqueles que conseguem ler textos curtos, mas só conseguem extrair informações esparsas no texto e não conseguem tirar uma conclusão a respeito do mesmo; e também conseguem entender números grandes, conseguem realizar as operações aritméticas básicas, entretanto sentem dificuldades quando é exigida uma maior quantidade de cálculos, ou em operações matemáticas mais complexas.

Nível 3: também conhecido como alfabetização plena, concebe aqueles que detêm pleno domínio da leitura, escrita, dos números e das operações matemáticas (das mais básicas às mais complexas).

A UNESCO define analfabeto funcional como toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, assim como lê e escreve frases simples, efetua cálculos básicos, porém é incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas, impossibilitando seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ou seja, o analfabeto funcional não consegue extrair o sentido das palavras, colocar ideias no papel por meio da escrita, nem fazer operações matemáticas mais elaboradas.

Um comentário:

  1. O analfabetismo funcional tem uma ligação muito próxima com o medo que o brasileiro tem de ser consciente, de se enxergar como cidadão autônomo. Lógico que são muitas as variantes nesse contexto. O trabalho nunca deixou de acontecer, mas depende muito da boa vontade e cultivo do hábito de ler que muitos brasileiros não conseguem atingir. Como habilidade, a leitura requer treino. Não existe um bom atleta sem treino.

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