HORA CERTA

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Feira de Ciências no Colégio Médici



19 de abril, dia em que se comemora o Dia do Índio! Não posso deixar de registrar. Fica aqui uma homenagem a esses nossos ancestrais injustiçados pela gana e a cobiça das civilizações. Explorados, Aniquilados e dizimados por aumento de impérios e divisas de poder. Destinos da humanidade...
Nesse dia aqui no Médici o que aconteceu foi uma Feira de Ciências. O evento nos fez parar, experimentar, analisar, refletir e quem sabe adotar novas posturas diante da Terra, diante do outro e diante de nós mesmos.
Os temas abordados, abaixo relacionados, foram trabalhados em sala e em outros ambientes de pesquisa e orientados por professores, pedagogos e coordenadores e desenvolvido pelos alunos.
6os anos: Lixo orgânico e inorgânico;
7os anos: Recursos naturais renováveis e não-renováveis;
8os anos: Energia através da alimentação saudável;
9os anos: Energia eólica e energia solar;
1os anos: Energia dos alimentos;
2os anos: Terremoto;
3os anos: Energia nuclear.
O resultado foi bastante satisfatório. Os alunos deram o melhor de si. Pesquisaram e mostraram da melhor maneira possível os novos conhecimentos adquiridos. A escola se transformou em uma banca de ciência e os stands foram visitados com interesse. A alegria, o interesse e a solicitude dos alunos contagiaram os visitantes. O apoio integrado da família, professores e funcionários do colégio mais uma vez estimulou a educação e a instrução.
Todos estão de parabéns! Todos fizeram um grande trabalho!
Confira algumas fotos da apresentação dos trabalhos.

O dia começou bem tranquilo, mas notava-se nos semblantes uma alegria maior que outros dias


Artur, 2o tst e Yuri, funcionário que deu uma força e prestigou a mostra de trabalhos de todas as turmas

Samuel cuidou para que os vulcões estivessem caprichosamente fixados no quadro de sua sala

Todos cuidavam dos últimos detalhes com empenho

As maquetes foram colocadas no lugar selecionado

A equipe de professores troca experiências de procedimentos para dar início à visita das salas e stands e à avaliação dos trabalhos

Maricelma e Agenor

O diretor Wilton esteve presente e foi visitar o trabalho dos alunos

A professora Paula e a pedagoga Prazeres conversaram animadamente sobre a expectativa dos trabalhos

A professora Solange, uma das coordenadoras do Mais educação preparou-se para prestigiar as meninas da dança que fizeram uma bela apresentação



Nas salas, os stands de experimentos ficaram prontos

Professora Adriana Côrtes e a professora Conceição Dias, uma das principais orientadoras dos trabalhos

Nas maquetes, a preocupação e o capricho no auxílio para a explanação dos temas

E as apresentações começaram, com alegria e muitos visitantes












A pirâmide foi explanada de diversas formas pelas turmas que falaram sobre a energia dos alimentos





A atividade física foi mola-mestre para a explanação da energia dos alimentos











As pirâmides foram apresentadas de formas variadas e criativas




O experimentos ensinavam de uma maneira empírica e didática


E a maioria dos alunos mostravam prazer em compartilhar os conhecimentos adquiridos



A professora Aline visitou todos os stands e gostou muito da desenvoltura dos alunos

O professor Epifânio fez a visita e solicitou eficiência na mostra de experimentos


A bionergia foi tema do 1o E que pesquisou e mostrou em maquetes sua geração e utilização



Os stands ficaram muito bem decorados

Foram aprovadas pelos pequenos cientistas e pelos visitantes




Galera do 1o C

O 9o D trouxe uma maquete que reproduzia uma hidrelétrica. Mostraram ao pé da letra seu funcionamento com água de verdade




A energia solar e eólica ganhou espaço em nossa feira de ciências



A criatividade na força do sol e do vento



E também na força da água












O ex-aluno Saulo veio prestigiar a feira e matar a saudade de antigos professores e colegas


Artur explicou com bastante propriedade como se formam os abalos sísmicos


João Victor, Matheus Torquato e Tayran mostraram, através de um experimento como se formam as placas tectônicas e como, por sua movimentação, ocorrem os abalos sísmicos




Luana e tayran explicaram o processo dos maremotos e das tsunamis




Ubiramar discorre sobre a constituição de uma placa tectônica




No primeiro tst, o tema era energia dos alimentos







O experimento mostra como encontrar sódio, um dos vilões da alimentação do ser humano, nos alimentos: uma solução de iodo e água mostra a presença do elemento indesejado e maléfico


Aqui os alunos explanam sobre o consumo e a importância das fibras na alimentação humana


O experimento apresentado por Victor mostra que o processo de oxidação da maçã pode ser evitado por uma reação entre o ácido da maçã e do limão

A professora Angeline, com o seu herdeiro Júlio César no ventre, prestigiou as turmas com visita e atenção às descobertas e estudos dos alunos


Victor ainda fazia os visitantes experimentarem o produto maçã mais limão


Brenda explana sobre alimentação saudável: ingestão e consumo apropriado



Os alunos também falaram sobre a importância das vitaminas, sobretudo as encontradas nos vegetais, legumes e frutas





O quadro de curiosidades sobre os lipídios, outro vilão, mostra o crescente número de colesterol ruim na popla,ão dos EUA e do Brasil




É possível sim o consumo de energias naturais, como a do vento e a do sol, como a luna explica nas maquetes





O experimento do 2o c mostra a geração de energia pelo vento





Infelizmente a fotografia não mostra o movimento, mas aqui tudo era vento, movimento e energia





O 2os A e B também explanaram sobre os terremotos



Adê demonstrava o antes e o depois de um terremoto




As meninas aqui leem o interessante cordel que fizeram sobre a restauração de países ricos e pobres depois de devastados por um terremoto












O antes e o depois: devastação e escombros


Os 3os A e B falaram sobre energia nuclear: boa, barata, porém arriscada e ameaçadora


Aqui Everson demonstra a geração e o armazenamento da energia nuclear em uma usina

Gracielli e Anne explanam sobre o interior de um reator na usina nuclear



A necessidade de resfriamento é total

Aí estão as temíveis, maléficas e cancerígenas pastilhas de urânio




Du, Edu e Dudu, não necessariamente nessa ordem, mas amigos sempre



Outro ex-aluno vem matar as saudades, Albert

A explanação que Leandro fez do uso da energia nuclear na 2a guerra gera ainda indignação. Hiroshima e Nagasaki - retratos de desumanidade

Marli, coordenadora, ouve de Atos, 3o A, os processos de boa utilização da energia nuclear



Turma do 3o A com a professora Adriana Côrtes


3o A e 3o B, unidos pelo azul







Galera do 2o C




















Os meninos dos 6os anos estão de parabéns. A criatividade e o interesse marcaram os seus trabalhos. Eles souberam passar direitinho o qué lixo orgânico, como podemos reutilizá-lo e também valorizaram a coletga seletiva. Lições que todos merecemos ouvir, fazer e viver.














Enfim, perceba que a Feira de Ciências - 2011 foi tudo de bom. Mais uma vez parabéns a todos.

8 comentários:

  1. A feira de ciências foi muito legal,e aposto que todos gostarão.
    E estamos la para os proximos eventos da escola. BY :Igor 1ºTST
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa feira foi muito organizada e as das outras salas tabeim parabenizo há organização de todos inclusive da cordenação essa instituição docente e com bom desenpenho foi maravilhosa beijo: brenda de oliveira!!!! 1º tst

    ResponderExcluir
  3. Nos do 1º TST Feira de Ciências conseguimos fazer uma coisa que nos surpreendeu e surpreendeu a todos que nos vizitaram. Gostei muiito de ter vivido essa experiência maravilhosa. Beijão

    ResponderExcluir
  4. prof meu amigo alef não tem intenert em casa e não é seguidor .. ele quer que eu dê uma ajuda pra ele
    mas há um probleminha ele não tem conta : twter , orkut etc.. então posso posso fazer um comentario ? pra ele , ele escreveu no meu caderno ..

    ResponderExcluir
  5. (ALEF)~> gostei muito das feiras , com essas atividades nos unii mas com nosso amigos e de certa forma nos deixa mas solto e nos ensina de um jeito beem diferente , gostei dos forum tambem do blog , aqui fica guardado muitos momento e gostei de relembra . muito bom agora escola com um blog , otimo dia

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse corporativismo de vocês dois. Legal mesmo! Mas vamos criar uma conta para o Alef. Ajude-o. Nesse momento da vida a inclusão digital é um processo que precisa ser efetivado. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Foi uma experiência muito boa essa feira de ciências, os alunos puderam aprender e passar aos visitantes um pouco do conhecimento q adquiriram sobre o assunto, além da organização e esforço dos alunos para promover o evento.
    um abraço a todos =D

    ResponderExcluir
  8. A feira de ciências e município contribuiram para o nosso desenvolvimento intelectual; sobretudo nos ensinou o mais importante,que foi o nosso desempenho em equipe com os nossos colegas, contribuindo para nossa formação enquanto seres humanos e cidadãos.
    Adoreiii o nosso trabalho,parabéns para todos as salas. Beijãoo,Junyanna 3ºA

    ResponderExcluir

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável