HORA CERTA

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

As Olimpíadas acabaram, mas o aprendizado ficou!!!!!!


A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa a união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos Jogos Olímpicos. 
Os Jogos Olímpicos Modernos foram tema de um projeto inovador no Colégio Médici. Uma WEBQUEST foi produzida pelas professoras Rosiane Vital, de Educação Física e a professora Conceição Linhares, articuladora da sala de informática para ser desenvolvida pelos alunos do 8° ano C, 9° ano C e 9° ano D. 
Apresentação do primeiro grupo do 8°ano C.
A proposta tinha como tarefas: pesquisa da origem das Olimpíadas; quem foi o Barão de Coubertin; os esportes que mais se destacam nos jogos; os países participantes; curiosidades dos Jogos, além da confecção de mascotes e apresentação de paródias sobre o tema.
Professora Conceição orientando os alunos.
WEBQUEST é uma metodologia de pesquisa utilizando a internet, onde quase todos os recursos utilizados para desenvolver a pesquisa são provenientes da própria Web. 
Professora Rosiane ajudando na preparação dos slides antes da apresentação.
Alunos do 8°ano C.
8°C.
9°C.
Todas as atividades tinham que ser apresentadas em powerpoint pelas turmas, que foram divididas em vários grupos. 
Alunos do 9° C apresentando o tema sobre Barão de Coubertin.
Preparando os slides para o segundo dia de apresentação.
Esta foi a maneira encontrada pelas professoras para celebrar juntamente com seus alunos o espírito olímpico de uma forma bem educativa. Os alunos adoraram a nova forma de abordagem metodológica e aprenderam se divertindo..
Alunos do 9° C antes da apresentação da paródia.
Teve até dancinha!!
As turmas se empenharam no desempenho das tarefas solicitadas com bastante criatividade, se integrando, delegando tarefas entre si e apendendo de forma diferente.
Alunos do 9° ano D.
9°D.
Parceria que deu certo!! Professoras Conceição Linhares e Rosiane Vital comemorando o sucesso da atividade proposta.
Ao avaliarem o evento, as professoras acharam as atividades bastante produtivas e prometeram organizar novas atividades em conjunto muito em breve.

4 comentários:

  1. Criatividade e conhecimento foram a marca do trabalho. Parabéns professores e alunos.

    ResponderExcluir
  2. Trabalhar com webquest é muito prazeroso porque vemos os alunos transformando a informação em produtos criativos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a professora Conceição Linhares. É uma excelente ferramenta para incrementar o processo ensino-aprendizagem. Já trabalhei com Webquest e os resultados positivos foram mais além do que o esperado. Parabéns, professora Rose; parabéns, professora Conceição Linhares.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa das professoras. Já tive a oportunidade de trabalhar em parceria com a professora Conceição, que por sinal, é uma excelente profissional.

    ResponderExcluir

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável