HORA CERTA

terça-feira, 1 de março de 2011

Cinema, Cultura e Crítica


1o Tst, com a professora Adriana Côrtes


Bira, 2o TST, Letícia, 2oA, professora Adriana Côrtes e galera do 3o A

Alunos do 1o e do 2o TST, professora Adriana Côrtes e a mãe dos alunos Renyson, 2o B e Flávio, 1o TST - Na fila, aliás, bem grandinha, viu? Cineminha às segundas virou
O Programa "Ao Sabor das Promoções", esboçado no ano anterior pelos alunos Arthur Moura (2o tst), Douglas Nick (2o C) e pela professora Adriana Côrtes, ganhou mais fundamento. Agora tende a se fortalecer como uma das possíveis atividades integradoras. O objetivo é formar consciências críticas e fundamentar posturas e opiniões. Para alcançar esse objetivo é necessário que mais professores e familiares apostem nessa ideia e participem mais efetivamente do evento.
Consiste em apreciar um dos filmes, preferencialmente brasileiro, em cartaz, no dia de promoção no cinema mais próximo da nossa escola; ampliar o debate sobre temas apresentados pelos filmes, incluindo aí conteúdos interdisciplinares da grade curricular; e apresentar texto crítico.
Essa atividade está em sintonia com as diversas propostas apresentadas pelo programa ensino médio inovador, proposto pelo MEC, no qual o Colégio Médici está inserido.
Sair da escola, em companhia de colegas, professores e familiares, assistir a uma produção cinematográfica no cinema local, abordar temas e aprofundar debates é gerar fundamento para direcionar um melhor entendimento do mundo e compreender a tão conturbada sociedade contemporânea. Tudo isso é necessário para a formação plena de um aluno e de um cidadão.
Os alunos aprovam.
Esta semana o filme em questão foi Bruna Surfistinha, direção Marcus Baldini. O filme, em apenas um fim de semana, foi assistido por 500 mil espectadores e recolheu 4 milhões de reais em 310 salas exibidoras, por todo o Brasil, segundo o site
www.fofoki.com.
Imaginem a quantidade de espectadores ao longo de sua exibição! Isso tirando a faixa das reproduções em dvd, pela internet e, claro, na pirataria.
O longa-metragem, apropriado para maiores de 16 anos, retirou alunos com faixa etária inferior das sessões promocionais. Eles preferiram assistir ao filme Justin Bieber, que conta a história do precoce astro em ascensão.
O longa de Marcus Baldini conta a vida da ex-garota de programa Raquel Pacheco, 26 anos. É protagonizado pela atriz Deborah Secco. Na tela, cenas fortes, algumas com pitada de humor e outras tantas depressivas, remontam o histórico e o dia-a-dia das personagens, sem hipocrisia, mas lógico que encorpadas do fantasia da sétima arte. Mais glamour e mais mentira. "Muito pano para as mangas!" Se não houver um debate bem orientado, a ilusão pode carcomir as mentes juvenis e inexperientes dessa nossa sociedade utópica.
Só o debate seguro pode discernir a realidade, a ficção e a fantasia. Aí entra o papel do professor, da família e da escola. Estejamos presentes, pois.
Mas, voltando ao assunto, o programa pode vir a se tornar mais escolar, e se transformar em disciplina. Sugestão: Produção contemporânea e Crítica.
Confiram as fotos dessa segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011.

2 comentários:

  1. Bruna surfistinha..ainda não assisti mais pelos comentários irei matar minha curiosidade ;]
    Novata aki \o

    Poôr: Maysa Ribeiro 3° A

    ResponderExcluir
  2. Novata aki \o
    Axeei beem interessante sair com professores e colegas de classe..vou adorar participar :D

    Poôr: Maysa Ribeiro 3° A

    ResponderExcluir

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável