HORA CERTA

quarta-feira, 18 de julho de 2012

O SIGNIFICADO DE RESPEITO

foto: Google

A palavra respeito provém do latim respectus e significa “atenção” ou “consideração”. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, o respeito prende-se com a veneração ou a obediência para com alguém. O respeito inclui cuidado, consideração e deferência.
Por outro lado, tratar algo ou alguém com respeito também se pode dever ao temor ou o receio. Por exemplo: “Ao mar há que se ter respeito, já que pode ser perigoso”.
O respeito é um valor que permite que o homem possa reconhecer, aceitar, apreciar e valorizar as qualidades do próximo e os seus direitos. Por outras palavras, o respeito é o reconhecimento do valor próprio e dos direitos dos indivíduos e da sociedade.
O respeito não só se manifesta pelas atitudes das pessoas ou pelas leis, mas também se exprime para com a autoridade, como acontece com os alunos em relação aos professores ou ainda com os filhos em relação aos pais.
O respeito permite que a sociedade viva em paz, numa convivência saudável que assenta em normas e instituições. Implica reconhecer em si e nos demais os direitos e as obrigações, daí ser hábito dizer-se: “Não faças aos outros aquilo que não gostarias que te fizessem a ti”.

Em contrapartida, a falta de respeito gera violência e confrontos. Sempre que essa falta de respeito corresponda à violação de uma norma ou de uma lei, chega inclusivamente a ser punida formalmente. Esse castigo pode consistir no pagamento de uma multa ou, nomeadamente, na detenção.

Respeito é o ato de não fazer aos outros o que jamais gostaríamos que fizessem com a gente. É dar espaço para que os outros expressem suas opiniões, sem discriminações ou punições, é não maltratar pessoas, animais, natureza, etc. Simplesmente porque nos consideramos certos ou melhores.

Um comentário:

  1. é isso muitas pessoas precisam entender que o respeito é forma simples de convivermos a cada dia um com os outros

    ResponderExcluir

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável