HORA CERTA

quinta-feira, 19 de abril de 2012

DIA DO ÍNDIO - 19 DE ABRIL



O dia do Índio tem como função principal respaldar e incentivar a necessidade do respeito por parte da sociedade brasileira no que concerne aos  direitos indígenas e fazer com que o povo brasileiro saiba da importância que os Índios tem na nossa história. Um povo que foi massacrado, humilhado e escravizado pelos colonizadores, mas que mesmo assim tem sua inegável importância no contexto histórico-cultural do Brasil. Eles fizeram com que o nosso passado se tornasse mais rico e interessante com seus tratamentos medicinais caseiros, comidas típicas e métodos de plantio, e tantas outras contribuições que são herança da cultura indígena.

HISTÓRICO DO DIA DO ÍNDIO
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

COMEMORAÇÕES E IMPORTÂNCIA DA DATA
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.



Um comentário:

  1. Obrigada pelo esclarecimento professor Cícero. Muito bom saber o porquê das coisas. Eu pelo meu lado lamento por demais pois enxergo o povo indígena como uma das nossas raízes, assim como o português, o espanhol, o alemão,o holandês,o africano, e não apenas como um elemento do nosso folclore. Aliás o nosso folclore é tão rico exatamente com muitos elementos indígenas. Recentemente li no "Guia politicamente Incorreto da História do Brasil', como alguns grupos indígenas eram voluntariamente seduzidos pela vida do civilizado europeu que moravam em cidades, usavam facas, roupas, etc... Mas mesmo assim não tiro o mérito do povo primitivo desta nossa nação e ainda sinto correr em minhas veias, nas matas, nos cantos, nas histórias bravos indígenas dos quais também descendo.

    ResponderExcluir

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável