HORA CERTA

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Resultados da Interdisciplinaridade

Durante o primeiro semestre de 2010, o colégio Médici investiu esforços no ensino interdisciplinar. Conteúdos foram trabalhados entre professores ou mesmo por um único professor. As turmas do terceiro A e do primeiro C trabalharam interdisciplinarmente os distúrbios Bulimia, Anorexia e Vigorexia, a estrutura do parágrafo dissertativo e os cálculos feitos pela Organização Mundial da Saúde para o equilíbrio entre condicionamento físico e massa corporal. As disciplinas envolvidas foram Matemática (Professor Guido), Biologia (Professora Sheila Pinto), Língua Portuguesa (Adriana Côrtes), Educação Física (Renisson), Arte (Professora Helenízia) e Sociologia comportamental. Os resultados apresentados na produção de um parágrafo introdutório dissertativo foram satisfatórios. Os alunos demonstraram conhecimento apropriado e raciocínio coerente. Transcrevemos aqui, alguns desses parágrafos.


O que leva garotas lindas e com corpos perfeitos a se acharem gordas, horrorosas? A mídia? Mas por que a mídia exerce tanto poder na vida das pessoas, a ponto de mudar até a percepção, o modo como tais garotas se veem? Será que a estética é tão importante a ponto de nos fazer despreocupar com a própria saúde?

Por Shenna Fernanda, 3o A


Muitas garotas sonham em ter um corpo escultural e ser como as atrizes e modelos que possuem corpos perfeitos. Mas muitas dessas garotas acham que para isso é necessária uma dieta rigorosa ou até mesmo ficar vários dias sem comer. Em alguns casos comem e se sentem culpadas por isso e depois colocam tudo para fora. Mal sabem elas que isso não se trata de vaidade e sim de uma doença que podem levá-las à morte. Essas doenças são a anorexia e a bulimia. De certa forma, adquirem esse problema não totalmente por opinião própria e sim por influência da mídia que valoriza mais as mulheres com corpos perfeitos e bem definidos.

Por Willian Xavier, 3o A


As garotas procuram ficar magras a todo custo. Mesmo sabendo que sua saúde está sendo prejudicada. Será a beleza mais importante que a saúde?

Por Jefferson Karlos, 3o A


Vivemos em uma sociedade na qual as pessoas buscam um corpo "perfeito", devido a mídia. Querem ficar magras a qualquer custo. Arriscam a própria vida. Como exemplo a anorexia que é uma doença silenciosa na qual as pessoas deixam de alimentar-se e o resultado acaba sendo a forma esquelética. Comunicam-se entre si através de blogs, comunidades no orkut e msn. Quando os pais de anorexos percebem a doença, procuram tratamento. No início, essa realidade é difícil, os filhos não admitem estar doentes. Com o tempo tudo fica resolvido e eles passam a comer normalmente. Alguns até, depois do tratamento, tornam-se obesos.

Por Suellen Santos, 3o A


Nas novelas e nas páginas de revistas, o que mais se vê são corpos magérrimos, vendendo a imagem de beleza e felicidade. Diante disso, muita gente quer ser igual. Mas há um perifo por trás disso tudo. A obssessão pela magreza pode desencadear sérios distúrbios alimentares, como a anorexia. A pessoa doente possui uma percepção distorcida de seu corpo. Mesmo magra, enxerga-se gorda. Isso resulta em uma grande redução na ingestão de alimentos, devido à obssessão em emagrecer e ao medo mórbido de ganhar peso.

Por Liz Carolina, 3o A





Um comentário:

  1. Os professores orientadores e alunos estão de parabéns por terem tratado de um tema tão importante da atualidade.

    ResponderExcluir

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável