HORA CERTA

sábado, 16 de junho de 2012

Em Reunião Pedagógica, a equipe do Médici Reorganiza Calendário e Retoma Ano Letivo

Após 58 dias de Greve dos professores da Rede Estadual e uma primeira semana de retorno tranquilo, professores, direção, coordenação e equipe pedagógica do Colégio Médici discutem a retomada do Ano Letivo.
A Greve ocorreu por motivo justo. O Governo Federal indicou um reajuste de 22,22% do Piso Salarial da categoria e o Governo de Sergipe não repassou e nem apresentou uma proposta de pagamento. O aluno do Médici apoiou os professores e se manifestou, mostrando toda a sua consciência de cidadania. Participaram de assembleias e articularam-se em movimentos de cobrança de postura às autoridades. Estão de parabéns!
Os professores retornaram às escolas e, no Médici, o fato foi recebido com bastante entusiasmo. Afinal, todos desejavam um melhor desfecho e o retorno das atividades.
O dia 13 de junho foi de alegria. Nos dias 14 e 15, os alunos, organizados pelo Grêmio, e os professores, em reuniões com a direção, manifestaram seu intento de que as atividades continuassem até finalizar a primeira etapa do ano letivo. Consenso formado, partiu-se para uma reunião pedagógica de orientação para a retomada das atividades.


 A reunião, 16/06, ocorreu em clima de diálogo e as questões debatidas com coerência. Além de questões pertinentes à didática e à política pedagógica, a direção lançou uma proposta do novo calendário, visando à reposição de aulas, sem prejuízo para o aluno e para o conteúdo. Serão muitos sábados letivos mas todos estamos dispostos a torná-los eficientes e eficazes. Confiram a proposta:
13/06 a 31/07: finalização do semestre;
01/08 a 08/08: conclusão e registro das avaliações continuadas;
08/08 a 14/08: Recuperação Semestral;
15/08 a 29/08: Férias;
30/08 a 11/01/13: Segunda etapa do ano letivo;
12/01 a 24/01: Recuperação Semestral e Recuperação final.
08/02/13 a 09/03/13: Férias

Outros assuntos em pauta merecem destaque. A horta deverá ser recuperada. Chegará inclusive um apoio do Mec. Foram designados para essa reimplantação professores de Biologia, Física, Química e Geografia. O equipamento da Rádio chegou e em reuniões mais departamentalizadas com os professores de Português, com aqueles que fizeram a oficina e com os que se interessarem iremos amadurecer o local apropriado. O professor André Lessa, com bastante humor, solicitou uma nova explanação da oficina. A professora Adriana Côrtes sugeriu que a rádio fosse implantada em algum lugar com visibilidade para que a programação seja eficazmente interativa.


A direção e o coordenador Jorge reforçaram a assiduidade dos professores. Enfatizaram o problema que resulta com a falta de professores em um dos turnos da escola.


A coordenadora Marli Barreto solicitou agilidade na entrega do planejamento. Colocou principalmente a problemática de divisão de conteúdos, principalmente quando o aluno pede transferência.




 A professora Maria do Carmo explanou sobre a divisão do Laboratório de Química para servir para Arte e também como apoio para material da horta



O professor Jurandir e o professor Rafael explanou sobre as atividades integradoras.
O professor Renison Nunes solicitou dos colegas mais compartilhamento nas atividades de Recreação e festivas. A notícia da reinauguração da quadra para o próximo dia 22/06 deixou a todos satisfeitos.


A pedagoga Maria dos Prazeres expressou sua preocupação sobre os 200 dias letivos que devemos ter registrados. Todos a apoiaram. Realmente é complicado, mas o assunto será equacionado, de maneira adequada, com os sábados letivos e o devido registro de atividades, em dias seguindo o horário do professor e das turmas.



 A secretária Angélica esclareceu sobre o registro de notas e sobre prazo para informação ao Siga.


E questões específicas à parte, o ano letivo foi retomado com diálogo, tranquilidade e disposição.
Confiram as fotos da reunião.

4 comentários:

  1. Foi de grande valia a reunião pedagógica do colégio Médici, quase todos os professores estiveram presentes, fato que só engrandeceu a mesma.A Direção, juntamente com os professores decidiram pontos importantes para o andamento do ano letivo. Parabéns à todos...Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Um bom retorno às aulas a todos!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Rose! Para nós todos um bom retorno! Realmente Renison foi muito bom mesmo. Em uma escola o diálogo frequente é essencial.

    ResponderExcluir
  4. E nós alunos hoje temos que agradecer aos professores por voltarem da greve, pois se eles não voltassem nós iriamos ficar sem aula até o governo ter a boa vontade de cumprir a lei que é o piso sem pensar nos alunos que estavam em casa sem "fazer" nada e perdendo o ano letivo .

    ResponderExcluir

Ética e respeito aprofundam um comentário responsável