A serra de Itabaiana guarda muitas lendas, como as minas de prata, documentadas inclusive em romance de José de Alencar (As Minas de Prata). Também guarda muitos mitos como a virginidade mantida para as mulheres que se banham no Poço das Moças. Encanta aos que gostam de trilhas e curtem a natureza.
Mas, concretamente vemos ali a preservação de cinco biomas, a saber: mata atlântica, cerrado, caatinga, restinga e ainda um bioma de transição do agreste sergipano. A diversidade faz a riqueza do Parque, mantido pelo IBAMA.
Os visitantes mantêm-se cuidadosos para não deixarem resíduos. Fazem as trilhas, chegam aos lugares mais visitados como A gruta, a cachoeira Véu de Noiva, o Buraco da Véia, o Poço das Moças e, é claro, o pico da Serra.
Depois das aulas de Educação ambiental com a professora Marilda e de ver o vídeo "História das Coisas" no laboratório da escola com as professoras Adriana Côrtes e Mirabel Santos, os alunos passaram a ter a reserva como destino e opção para descobertas e lazer.
O aluno Ubiramar, do 1o TST, que mora em Itabaiana, incentivou a visita. Hoje a excursão à serra está em sua terceira edição. Uma no primeiro semestre e mais duas nos dia 07 e 21 de agosto. Como o lugar é fabuloso outras excursões estão sendo organizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ética e respeito aprofundam um comentário responsável